blog da mamãe

Recém-nascido
Como dar banho em um bebê recém-nascido?
19 de Outubro de 2015

Como dar banho em um bebê recém-nascido?

Durante a gestação, a grávida, principalmente de primeira viagem, tem diversas preocupações, e uma delas é como dar banho nos bebês recém-nascidos. Não é uma tarefa fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Logo após o parto, enquanto ainda estiver na maternidade, aproveite para tirar suas principais dúvidas com as enfermeiras e peça auxílio para dar o último banho antes de voltar para casa. Você vai se sentir mais segura e confiante.

Mas a gente também te ajuda com algumas dicas:

Local adequado

Escolha um local espaçoso para montar a banheira, se seu banheiro for pequeno demais, ele pode prejudicar sua mobilidade. Por isso, nos primeiros meses de vida, o quarto do bebê é o lugar ideal. Mantenha uma temperatura agradável para o recém-nascido, encoste portas e janelas para evitar correntes de ar.

Quantos banhos dar?

É importante que a área coberta pela fralda, as mãozinhas e o rostinho do bebê estejam sempre bem limpinhos. Os recém-nascidos se sujam pouco, mas, ainda assim, necessitam de banhos diários. Mas lembre-se sempre de evitar excessos, a pele do bebê é sensível e banhos demais pode prejudicá-la.

Tenha tudo em mãos

Antes de começar o banho, separe todo o material necessário: toalha, fralda, algodão, água, sabonete, roupinha, etc. Evite o corre corre e imprevistos de pegar as coisas depois, o bebê pode ficar com frio enquanto espera.

Água nem muito quente, nem muito fria

Tenha cuidado com a temperatura da água, os bebês recém-nascidos tem pele fina e sensível. O ideal é dar banho com água morna e testar a temperatura com a pele do cotovelo para garantir que não está nem quente demais, nem fria demais.

Lave a cabeça com cuidado

Evite mergulhar a cabeça do bebê na banheira, principalmente se você não tiver muita experiência. Prefira pegar um copo para molhá-la, protegendo os ouvidos e olhos do recém-nascido.

Como segurar o bebê

Passe a sua mão pelas costas do bebê até segurar o bracinho dele, apoie a cabeça e o pescoço no seu braço. Com a outra mão apoie o bumbum e coloque-o com cuidado na banheira. Quando ele estiver firme e seguro, retire a mão do bumbum do recém-nascido e comece a molhá-lo e lavá-lo levemente.

Para virá-lo, mantenha sempre o cotovelo levantado e fique atenta para garantir que o rosto do bebê não encoste na água.

Não demore

O banho do recém-nascido deve ser rápido para a água não esfriar e ele não ficar com frio. Após tirá-lo da banheira, enrole-o em uma toalha bem macia secando bem todas as partes do corpo (dê atenção especial para as dobrinhas).

Essas são algumas dicas para te ajudar a dar banho no seu bebê. Ainda ficou alguma dúvida? Manda pra gente!

escolha uma categoria