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Exercícios de alongamento para grávidas
19 de Outubro de 2015

Exercícios de alongamento para grávidas

Durante a gestação é essencial manter-se em movimento para melhorar a circulação e evitar inchaços e dores. Além disso, fazer atividade física é ótimo para levar mais oxigênio ao bebê e ajuda-lo a crescer muito mais saudável.

Os alongamentos são exercícios práticos, fáceis de fazer e que requerem pouco tempo da gestante. Por isso, veja alguns desses exercícios recomendados para fazer durante a gestação e coloque-os em prática.

É importante lembrar que, antes de começar qualquer exercício, a gestante deverá ter o aval de um obstetra para garantir que a atividade não será prejudicial para a saúde e, além disso, um educador físico também deve ser consultado, ele indicará as atividades corretas para cada caso.

Deitada com os pés e mãos para cima

Deitada com os pés e mãos para cima

Para ajudar na circulação, a gestante deve ficar deitada com os pés e mãos para cima. Em seguida, deve sacudir os braços e pernas. Devem ser feitas seis repetições de 30 segundos desse exercício com um intervalo também de 30 segundos entre eles.

Sentada

Sentada

Sentada, com as pernas afastadas formando um “V” e os joelhos estendidos, a grávida deve levar as mãos em direção a uma perna e segurá-la por 10 segundos. Fazer o mesmo com a outra perna. Fazer esse exercício seis vezes em cada perna. Ele ajuda a alongar as costas e membros inferiores, aliviando as dores.

Deitada com a lombar no chão

Deitada com a lombar no chão

Para alongar e aliviar as dores nas costas, a gestante deve deitar no chão, encostar a lombar no chão e abraçar uma perna de cada vez por 10 segundos. Essa série também deve ser repetida por seis vezes.

Deitada com as costas na parede

Com as costas na parede

Sentada com os joelhos estendidos, as pernas em “V” e apoiando as costas em uma parede, a grávida deve levantar os braços o máximo que puder para tentar encostar a lombar na parede. Fazer isso também por 10 segundos. Esse exercício é ótimo para corrigir a postura e aliviar dores.

Atenção: Nunca bloqueie a respiração.

Com pernas e braços afastados

Com pernas e braços afastados

Mais um exercício para ajudar a corrigir a postura. Nesse, a gestante deve ficar sentada com os joelhos estendidos, pernas afastadas e as costas encostadas na parede. Depois deve abrir os braços na linha dos ombros até eles encostarem na parede. Igual aos outros, o exercício deve ser feito por 10 segundos e repetido seis vezes.

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