Benefícios

Prevenção

Tamanho da letra - +
Página Inicial | Benefícios | Prevenção

Esses pacientes são selecionados pela Unimed através de um perfil de saúde que leva em conta um histórico de atendimento e suas características de riscos crônicos. Após essa avaliação, o paciente pode ser convidado, por telefone, a participar dos programas de acordo com a sua necessidade clínica. Caso se interesse, ele é cadastrado no banco de dados como Telemonitorado e começa a participar de atividades que envolvem palestras, consultas com especialistas, visitas domiciliares e acompanhamento de alguns indicadores relacionados à sua patologia.

Visitas domiciliares e Desospitalização

Quando um usuário internado em hospital encontra-se estável e em condições de dar continuidade a seu tratamento em domicílio, é providenciada a alta do mesmo (desospitalização). Isso, com o intuito de trazer de volta ao aconchego familiar aquele enfermo hospitalizado no período mais curto possível, além de diminuir os riscos de infecção hospitalar e os custos assistenciais.

Para tanto, é disponibilizada equipe com: médicos, enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), nutricionista, assistentes sociais, psicóloga, fisioterapeutas. O usuário passa a ter, em seu domicílio, a atenção necessária, tais como: curativos, aplicação de medicações parenterais (venosas ou intramusculares, nos horários pré-estabelecidos), fisioterapia respiratória (após avaliação da equipe de fisioterapia), assistência médica (visitas em seu domicílio, quando o mesmo não tem condições de deslocamento) e serviço social. O usuário pode dar continuidade ao seu tratamento com o médico que já lhe assistiu no hospital ou outro, a seu critério.

Quando o usuário está inscrito no Programa de Prevenção e Saúde, as visitas são mensais, ou sempre em casos de intercorrencias passíveis de resolução em domicílio. Se for uma urgência, o usuário deverá entrar em contato com o SOS Unimed, pelo telefone 08002001.

Telemonitoramento

Os usuários são selecionados de acordo com o perfil de utilização do plano de saúde (avaliando número de consultas e exames para cardiologistas/endocrinologistas). Após essa seleção, é feito um contato telefônico com o mesmo, pela equipe de telemonitoramento da Unimed (enfermeira e técnicas de enfermagem) devidamente treinada. Neste contato, após aplicação de questionário, é feita uma classificação de risco do usuário (hipertenso, diabético, obeso, tabagista, sedentário).

A partir daí, estes são convidados a participar de eventos e ações educativas de seu interesse (palestras, por exemplo), são estimulados retornos a consultas médicas. Outras ações como verificação de TA (pressão arterial) e níveis de glicemia capilar são realizadas por esta equipe, para que o usuário não precise ir ao pronto socorro apenas com esta finalidade.

Onde, quando, como são realizadas as atividades educativas

As atividades educativas são realizadas, habitualmente, no Centro de Treinamento da Unimed (Rua Mipibu, n°521, Petrópolis). São agendadas palestras com médicos, psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, preparador físico. A proposta é abordar assuntos de interesse coletivo para um grupo específico. A participação é livre, há convites (teleatendimento), mas qualquer usuário da Unimed poderá participar.

Regularmente são agendados encontros com os cuidadores dos doentes crônicos, com a finalidade de informar e orientar ações com o seu paciente, além de integrá-los e estimular o auto-cuidado.

Há também palestras destinadas a gestantes, essas com a participação de pediatra, ginecologista, nutricionista, entre outros.